quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Músicos de Rock/Metal que são vegetarianos e veganos


(Este post foi originalmente publicado por mim no site Whiplash, onde também sou colaborador: http://whiplash.net/materias/curiosidades/238326-archenemy.html)


Nem todo "rockeiro" e "headbanger" faz parte daquele esteriótipo de que adora álcool e churrasco hehe. E falando em churrasco, na verdade há um número enorme de músicos de Rock e Metal que optaram em seguir uma dieta vegetariana ou vegana, principalmente os mais ligados a ativismo e questões sócio-políticas.
A questão é: por quê? seria apenas coincidência ou teria alguma ligação a sua ideologia com o estilo musical que tocam? Muitas vezes não há ligação alguma; outras vezes há sim, e é bem simples: o rock desde o início andou lado a lado com ideias de contestação, protesto e revolução (e mesmo que isto já praticamente desapareceu há muitos anos ainda resta uma pequena faísca disso). E o que o vegetarianismo tem a ver com isso é que também é uma forma de contestação ao comum, ao que é aceitado normalmente por uma maioria sem ao menos questionar (obviamente há exceções). Ambas são formas "comedidas" de protesto; concordando com ou não com a ideologia do vegetarianismo, gostando ou não de Rock e Metal. É uma matéria apenas a título de curiosidade.
Eis alguns nomes:


Angela Gossow (Arch Enemy)

Imagem 

A ex-vocalista do Arch Enemy é vegetariana desde os 17 anos:
"A carne é assassinato. Sim, é! A nossa forma de produzir e alimentar em massa os animais estraga o nosso ambiente e nossa saúde profundamente e envergonha o nosso senso de humanidade e de misericórdia para com os outros seres vivos. Animais experimentam medo, pânico e dor tanto quanto nós e ainda assim nós os trancamos nas menores prisões que podemos encontrar e ignoramos as suas contusões, lesões e necessidade natural de se mover... Só para podermos devorar uma overdose de produtos de origem animal todos os dias. Pense antes de abrir a boca e enchê-la com um hambúrguer barato que isso nos custa um pedaço de floresta todos os dias! Lembre-se de nossos irmãos e irmãs do reino animal antes de consumir cegamente. Seja responsável por si mesmo e pelos outros. Seja vegetariano ou vegan, como eu, e faça uma mudança para melhor! "


Alissa White-Gluz (Arch Enemy)

Imagem 

E a atual vocalista da banda é também adepta da dieta vegetariana:
“Eu sou vegan há 15 anos agora, e ainda não achei outro estilo de vida que seja tão benéfico ao planeta. Da forma que eu vejo, tenho sorte de poder estar viva e bem, e só desejo o mesmo para os outros.”


Geezer Butler (Black Sabbath)

Imagem 

O lendário baixista do Sabbath é vegano há mais de 20 anos:
"Eu comia carne quando era jovem, mas eu não sabia de onde vinha. E um dia eu cortei um pedaço de carne e sangue saiu dele. Perguntei a minha mãe 'De onde veio isso?', e ela respondeu, 'De animais', e foi assim que virei vegetariano".


Bill Ward (Black Sabbath)

Imagem 

O baterista do Sabbath também é vegano há muitos anos:
"Todos os anos, quando eu recebo meus exames de saúde, eles estão cada vez melhores. Eu tive um ataque cardíaco há onze anos. O médico me perguntou se eu seguia uma dieta especial, quando eu estava nos cuidados intensivos, e eu disse ‘eu não como carne ou peixe’. Ele disse que minha dieta pode ter ajudado a salvar a minha vida e me fez superar meus ataques de coração, já que meus níveis de colesterol estavam bons. Ele me disse para permanecer com esse estilo de vida. Mas esse estilo de vida é ideal pra mim. Eu não me sinto com moral de dizer às pessoas para pararem de comer animais porque eu o fiz. Apenas digo que funcionou muito bem para mim”.


Joan Jett

Imagem 

A vocalista e guitarrista também é vegetariana:
"Uma dieta sem carne salva animais do sofrimento, combate a destruição ambiental e é melhor para a minha saúde."


Andre Matos (Angra, Shaman, Viper)

Imagem 

O multi-instrumentista e cantor de Heavy Metal brasileiro Andre Matos é vegetariano desde os 14 anos:
“Eu descobri fatos sobre o consumo de carne que acabaram me influenciando, mas acho que o que veganos pregam faz muito sentindo, porque sem a indústria da carne, o mundo seria melhor alimentado e de maneira mais saudável.”


Paul McCartney (The Beatles)



Imagem

O eterno ex-Beatle, vegetariano desde a década de 70, é claramente um grande ativista pelos direitos dos animais:
"A maior mudança que qualquer pessoa pode fazer em seu próprio estilo de vida é tornar-se vegetariana. Exorto a todos que dêem esse passo simples para ajudar o meio ambiente e salvá-lo para as crianças do futuro"


Steve Vai

Imagem 

O guitarrista é vegetariano há mais de 30 anos:
“Eu nunca me senti bem com a ideia de comer carne. Por anos eu não conseguia nem me sentar com alguém comendo carne. Não dizia a ninguém, tentava tolerar. Mas eu ligava aquilo ao fato de que comer carne é um ato violento e eu não queria fazer parte daquilo."


Floor Jansen (After Forever, Nightwish)

Imagem

A cantora também adotou a dieta vegetariana há poucos anos:
"Eu me tornei vegetariana faz quase 1 ano e não o fiz porque não gosto de carne, mas porque não gosto da industria ligada ao consumo de carne."


Derreck Green (Sepultura)

Imagem 

O vocalista do Sepultura é vegetariano é há muitos anos, e ativista pela causa:
"Eu tenho vários amigos que eram de New York e trabalhavam em diferentes lojas de comidas saudáveis, e eles me deram os nomes de vários livros para dar uma olhada nos direitos dos animais. Era uma coisa que eu realmente queria testar. Eu tinha sempre comido carne minha VIDA INTEIRA, e nunca tinha questionado isso até aquele momento da minha vida quando comecei a questionar um monte de coisas. Experimentei não comer mais carne. E depois de um tempo, eu não tinha mais o desejo de comer carne. Eu apenas abri a minha mente para isso e continuei assim."


Rob Zombie (White Zombie)

Imagem 

O músico e cineasta é vegano:
"A única coisa a qual eu realmente me importo são os animais - as causas animais. Eu realmente não me importo tanto com pessoas, mas os animais eu sinto que eles sempre devem ser protegidos"


Mile Petrozza (Kreator)

O eterno vocalista e guitarrista da banda de Thrash Metal Kreator também é vegano há muitos anos:

Imagem 
 

Também são vegetarianos (ou veganos) a cantora Joan Baez; o lendário músico recém-falecido David Bowie; BB King; Joey Ramone; o guitarrista jeff Beck; Elvis Costello; Rita Lee; Brian May do Queen; o ator e vocalista do 30 Seconds to Mars, Jared Leto; o guitarrista Steve Morse do Deep Purple; Steve Perry, vocalista do Journey; o líder do Pearl Jam, Eddie Vedder; todos os membros do Rage Against the Machine; o glam rocker Mark Bolan do T. Rex; Jukka Nevalainen, baterista do Nigthwish, Anthony Kields, fundador e vocalista do Red Hot Chili Peppers; João Gordo, do Ratos de Porão; Billie Joe, vocalista do Green Day; Tina Turner; Kirk Hammet, guitarrista do Metallica; Lenny Kravitz; Bryan Adams; os ex-beatles George Harrison e Ringo Starr; Johnny Marr e o cantor Morrissey, ambos do The Smiths; Bill Steer e Jeff Walker da banda Carcass; o baterista Chris Adler e o baixista John Campbell do Lamb Of God; Krist Novoselic, do Nirvana; Barney Greenway, vocalista do Napalm Death; Rodrigo Lima do Dead Fish, Tom G. Warrior do Triptykon e ex-Celtic Frost; o baterista Paul Mazurkiewicz do Cannibal Corpse; Peter Gabriel da banda de rock progressivo Genesis; Billy idol; o guitarrista Phil Collen e o baterista Rick Allen, ambos do Def Leppard; Thom Yorke do Radiohead; Liv Kristine ex-vocalista do Theatre of Tragedy e atual Leave's Eyes; Steve Howe, guitarrista do Yes; Charlie Watts dos Rolling Stones; Rikki Rockett do Poison, Serj Tankian do System of a down; a banda Cattle Decapitation; Stella Bridge e o Stefano, ambos da banda brasileira Sharyot; Juninho do Ratos de Porão; o guitarrista Dave Navarro; Doyle, ex-Misfits; Tuomas Holopainen do Nightwish; Gaahl, ex-Gorgoroth; Arnaldo Baptista; Carter Beauford, baterista da Dave Matthews Band; Nick Rhodes do Duran Duran; Chrissie Hynde, líder dos Pretenders; todos da banda Shelter; todos da banda Rise Against; todos da banda Heaven shall burn; todos da banda Rival Sons; todos da banda Between the Buried and Me; Ian MacKaye do Minor Threat; entre vários outros.

2 comentários:

  1. Oi Renan! Eu já havia lido teu post lá no Whiplash, mas é sempre bacana ver posts do tipo. O único que eu não sabia e achei interessante é o André Matos. Eu me tornei vegetariana há cinco meses e foi a melhor decisão que tomei, gostaria de tê-lo feito antes, mas enfim, cada um tem o seu momento de "cair a ficha". Fico feliz de saber que tu também é veg :)
    beijo, Bruna S.

    ResponderExcluir
  2. Basicamente todas as lendas do rock! \m/
    Obrigada pelo post. Alguns eu ainda não sabia que eram vegetarianos/veganos.

    ResponderExcluir